logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Av Assis Brasil, 42 (Fundação Maronna) | Cep: 97.543-000 | Alegrete | RS

Você está em: » Educação Ambiental

» A importância da água no Brasil.
» Afinal, você é racional ou não?
» CORSAN – Levando a vida até você. Quem é vivo preserva a água.
» 17 ideias para você salvar o mundo.
» Água, dona da vida.
» Águas
» Como você pode ajudar a preservar os recursos naturais e economizar dinheiro.
» Conserve a qualidade da água que a Corsan leva até você.
» Marco Gaúcho das Águas.

MARCO GAÚCHO DAS ÁGUAS
No Estado do Rio Grande do Sul, existem três grandes regiões para onde as águas das chuvas escoam: a Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai, a Região Hidrográfica do Guaíba e a Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas.

A Regão Hidrográfica do rio Uruguai compreende todos os cursos de água que escoam para o Rio Uruguai, que delimita as divisas do Rio Grande do Sul com o Estado de Santa Catarina e com a República Argentina. Também faz parte desta região hidrográfica o Rio Quaraí, que materializa a divisa do Rio Grande do Sul com a República Oriental do Uruguai.

A Região Hidrográfica do Guaíba compreende todos os cursos de água que se dirigem para o Lago Guaíba, como os rios Vacacaí, Jacuí, Taquari-Antas, Sinos, Caí e Gravataí.

A Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas compreende os cursos de água que deságuam na Laguna dos Patos, na Lagoa Mirin ou que se dirigem diretamente ao Oceano Atlântico. É o caso do Rio Tramandaí, que drena as lagoas do litoral norte do Estado, do Rio Mampituba, situado na divisa do Rio Grande do Sul com o Estado de Santa Catarina, e de pequenos cursos de água que nascem no litoral do Rio Grande do Sul.

Essas três regiões hidrográficas possuem apenas um ponto em que algumas de suas nascentes estão próximas. Este ponto está loclizado entre os municípios de Lavra do Sul e São Gabriel. É lá que nascem os rios Santa Maria, que se dirige para a Região Hidrográfica da Bacia do rio Uruguai, Vacacaí, que integra a Região Hidrográfica do Guaíba, e Camaquã, que daságua na Laguna dos Patos, integrante da Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas.

Neste local, as águas do Estado do Rio Grande do Sul nascem praticamente juntas e seguem caminhos diferentes. O Marco Gaúcho das Águas, instalado na divisa dos municípios da lavras do Sul e São Gabriel, sinaliza a união do Rio Grande do Sul, através de suas águas.


G - Região Hidrográfica do Guaíba
U - Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai
L - Região Hdrográfica das Bacias Litorâneas

A necessidade de preservar os recursos naturais para garantir a manutenção da vida, inclusive da espécie humana, sempre esteve presente entre os gaúchos. Nesse sentido, é necessário ressaltar um nome: Zeno Simon. Engenheiro da CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento, Simon destacou-se como técnico especialista em meio ambiente. Dedicou sua vida profissional e pessoal à promoção do envolvimento do cidadão e da sociedade no processo de preservação e conservação dos recursos naturais, sobretudo a água, para que as futuras gerações tivessem a possibilidade de desfrutar a vida. A ele se deve uma grande parte do que é hoje o Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul. O Marco Gaúcho das Águas é uma forma de homenageá-lo.

Fonte: Cartilha - Marco Gaúcho das Águas / SEMA RS

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Avenida Assis Brasil, 42 (Fundação Maronna) - Alegrete | RS
CEP: 97.543-000
Telefones:
(55) 3422-2740 | (55) 9998-5059
Email: comiteibicui@via-rs.net
Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação