logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Rua Bento Gonçalves , 247 | Cidade Alta | Cep: 97.542-130 | Alegrete | RS
Dia de Campo em Manoel Viana - Conservação de Solo e Água


16/12/2016
- Inserida no Programa Estadual de Conservação de Solo e Água, a bacia hidrográfica do rio Ibicuí, recebeu, no dia 13 de dezembro, a primeira de uma série de eventos técnicos para capacitação de agricultores, em duas propriedades de Manoel Viana.



O dia de campo, promovido pelo Comitê da Bacia do Ibicuí em parceria com a Emater e Sindicato Rural de Manoel Viana, foi realizado no Rincão dos Saldanhas e na Lagoa Agro Nemitz, sob a coordenação do eng agrônomo da Emater, Edemar Streck. Os produtores presentes puderam observar, conforme a classificação dos solos, as fragilidades de cada um que, de acordo com o manejo, potencializam ou não os processos erosivos. Na área onde há mais de vinte e cinco anos é praticado o sistema de plantio direto, foram cavados vários talhões de lavouras para observação dos efeitos da técnica na saúde do solo.

A noite, durante a palestra no auditório do Sindicato Rural de Manoel Viana, recepcionados pelo presidente da entidade, Caio Nemitz e pelo presidente do CBH Ibicuí, Ivo Mello, Streck discorreu sobre os conceitos básicos do Plantio Direto como a necessidade de palha na cobertura do solo para que o incremento desta matéria orgânica proporcione diversas vantagens agronômicas. Além disto, citou algumas experiências negativas onde o manejo incorreto segue provocando erosão embora o produtor assegure que está aplicando o sistema de plantio direto nas suas lavouras. Na conclusão da palestra, o agrônomo enfatizou a necessidade do agricultor adaptar uma boa rotação de culturas a cada região e ao tipo de solo, ressaltando a importância das práticas de conservação que também contribuem para o equilíbrio do volume de água nos mananciais.



Acessar
logos_geral

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Rua Bento Gonçalves, 247
Cidade Alta | CEP: 97.542-130
Alegrete | Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3426-2085
Email: comiteibicui@via-rs.net

Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação