logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Rua Bento Gonçalves , 247 | Cidade Alta | Cep: 97.542-130 | Alegrete | RS
Balanço do Saneamento de Uruguaiana é apresentado ao Comitê da Bacia do Ibicuí


Odebrecht Ambiental divulga avanços em investimentos em água e esgoto do município



Representantes de universidades, associações ligadas ao meio ambiente, produtores rurais da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e concessionários de serviços públicos acompanharam a apresentação dos investimentos realizados no setor do saneamento em Uruguaiana, durante a última reunião do Comitê de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Ibicuí. O encontro ocorreu na sede do prédio O Colonizador, em Uruguaiana.

O gerente de operações da Odebrecht Ambiental, Herbert Dantas, enfatizou o crescimento de 8% para 83% de disponibilidade de redes de esgoto para a cidade nos últimos cinco anos. “Nossa preocupação é que muitos moradores tem acesso ao serviço de coleta de esgoto, porém, ainda não fizeram a conexão das suas casas na rede. Por isso, os dejetos continuam sendo jogados a céu aberto. A conscientização dos moradores é fundamental para que o saneamento na nossa cidade seja, de fato, concluído”, explica.

Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Ibicuí, Ivo Mello, é necessário um envolvimento mais intenso de toda a sociedade em relação ao saneamento. “É uma questão de saúde pública, é preciso que todos façam sua parte, fazendo a conexão das casas”, alerta.

Durante a 84ª Reunião Ordinária do Comitê, os participantes conheceram as tecnologias que hoje são usadas para o tratamento de água no município. Problemas como odor e gosto causado pela presença de algas, foram resolvidos com a implantação do dióxido de cloro, sistema utilizado para a desinfecção da água desde 2011. Em cinco anos de atuação, a concessionária investiu na modernização da estrutura da Estação de Tratamento de Água, implantação e substituição de novas redes de água e esgoto, aquisição de geradores de energia, do sistema de geração de cloro líquido, utilizado para a desinfecção da água e a recente construção do Centro de Controle de Operações (CCO). “No CCO conseguimos monitorar online, em tempo real, todos os processos, desde a captação, tratamento e distribuição de água até os equipamentos relacionados aos sistema de esgoto”, pontuou Dantas.

Uma visita técnica será agendada para que os integrantes do Comitê possam conhecer todas as etapas de trabalho realizadas pela Odebrecht Ambiental em Uruguaiana.
Acessar
logos_geral

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Rua Bento Gonçalves, 247
Cidade Alta | CEP: 97.542-130
Alegrete | Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3426-2085
Email: comiteibicui@via-rs.net

Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação