logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Rua Bento Gonçalves , 247 | Cidade Alta | Cep: 97.542-130 | Alegrete | RS
Primeiro Boletim de Balneabilidade 2013\2014


17/12/2013 - Fepam aponta 80 pontos próprios para balneabilidade no RS. Cinco estão sem condições de banho.

Nenhuma praia localizada na Bacia do Rio Uruguai foi considerada imprópria. Dos doze balneários monitorados na região do Uruguai, onze estão localizados na bacia do rio Ibicuí.

A Fepam divulgou nesta segunda-feira (16/12) às 11h, no Palácio Piratini, os resultados da primeira campanha de balneabilidade 2013/2014. Dos 85 pontos monitorados, cinco estão impróprios. São eles: Foz do Rio Mampituba, em Torres, no Litoral Norte; Praia da Barrinha, do Sul, no Litoral Médio; Sans Souci, em Eldorado do Sul e Praias da Alegria e Florida, em Guaíba, estes três pontos na Região Hidrográfica do Rio Guaíba.

Segundo o diretor-presidente da Fepam Nilvo Silva, estes pontos apresentam esta condição de impróprios de forma frequente há vários anos e são indicativos de deficiência no sistema de esgotamento. Outro fator que pode alterar as condições de balneabilidade são as chuvas que ao escorrer para o mar podem levar água contaminada por esgotos. De acordo com ele o saneamento ainda é deficitário no Litoral Norte e envolve questões de gestão e de infraestrutura, já que as chuvas ao escorrer para o mar acabam por lavar as ruas, drenando parte do esgotamento junto.

Em razão disso Nilvo Silva ressalta a importância do monitoramento realizado pela Fepam e dos veranistas acompanharem as placas indicativas durante todo o período do Projeto Balneabilidade, que se estende até março.

As placas do Litoral Norte, por exemplo, este ano estão maiores e mais visíveis para orientação dos veranistas. O trabalho da Fepam é garantir a qualidade do banho em todos os pontos monitorados, ressalta. Dos 85 pontos monitorados no Estado, em 44 municípios, 34 pontos estão localizados no Litoral Norte, 19 no Litoral Médio, 5 no Litoral Sul, 15 na Região Hidrográfica do Guaíba e 12 na Região Hidrográfica do Uruguai.

O projeto tem como base legal resoluções do CONAMA (nº274) que classifica águas destinadas a recreação de contato primário em categorias, em função do índice colimétrico. O Projeto tem por finalidade fornecer informações ao público sobre as condições de balneabilidade das praias e tem sido fator indutor e acelerar a instalação e monitoramento de sistemas de coleta e tratamento de esgotos domésticos. O projeto realizado desde 1979 monitora as condições bacteriológicas das águas utilizadas no litoral gaúcho primeiramente no Litoral Norte, balneários de Torres a Quintão, balneários do Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, considerada como Costa Doce, e no Litoral Sul - os balneários dos municípios de Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Os dados divulgados já estão disponíveis no site da Fepam.
Acessar
logos_geral

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Rua Bento Gonçalves, 247
Cidade Alta | CEP: 97.542-130
Alegrete | Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3426-2085
Email: comiteibicui@via-rs.net

Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação