logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Rua Bento Gonçalves , 247 | Cidade Alta | Cep: 97.542-130 | Alegrete | RS
CPRM e Comitê Ibicuí promovem Oficina de Monitoramento da Água


21/02/2014
- Em 2012, o Comitê de Gerenciamento do Rio Ibicuí concluiu as fases A e B do processo de planejamento da bacia hidrográfica (diagnóstico e enquadramento das águas superficiais) e está a caminho para contratar a fase C ou seja, o plano diretor da bacia. Dentre as necessidades estruturais para a gestão das águas está o monitoramento quali quantitativo. Sendo uma bacia com atividades predominantemente agrícolas e com uso intensivo da água para irrigação (90%), conhecer os procedimentos de monitoramento e como estes dados são utilizados para fins de gestão, principalmente através do instrumento de outorga, é fundamental para que o planejamento da disponibilidade da água tenha base real.


Este é o objetivo da I Oficina de Monitoramento da Água que será realizada no dia 27 de fevereiro, em Manoel Viana, tendo como parceira a CPRM.

No âmbito do Termo de Cooperação com a ANA - Agência Nacional de Águas, a CPRM faz a operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, sendo que a Superintendência Regional de Porto Alegre é responsável pela operação em todo o estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina (bacia do rio Uruguai). O monitoramento hidrológico compreende, em linhas gerais, a obtenção, análise e disponibilização de dados de chuva, níveis, vazões, qualidade de água e sedimentos em suspensão em diversos cursos de água.

CPRM - Serviço Geológico do Brasil
A CPRM é uma Empresa Púbica Federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada em 1969 e sua missão é "Gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico para o desenvolvimento sustentável do Brasil".

A empresa exerce suas atividades em todo o território Nacional, onde atua nas áreas de geologia, hidrogeologia e hidrologia, através de 13 unidades, com sede em Brasília e Escritório do Rio de Janeiro.

A unidade de Porto Alegre conta atualmente com 157 colaboradores, sendo que 57 na Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (16 geólogos, 10 engenheiros hidrólogos e 31 técnicos de nível médio).

Outros mini cursos
Também participam da I Oficina de Monitoramento, o prof Glaucio Roloff, da UNILA (PR), que traz informações técnicas sobre a modelagem SWAT e, Marco Aurélio Mendonça, diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA que falará sobre a Sala de Situação no RS e os investimentos na rede hidrometerológica do estado.
Inscrições: Até o fechamento desta matéria o CBH Ibicui recebeu 68 inscrições para a I Oficina de Monitoramento de Água pelo email: comiteibicui@via-rs.net. Dia 27\02 – 9h30min – auditório do Sindicato Rural de Manoel Viana, no Parque de Exposições Leo Durlo.
Acessar
logos_geral

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Rua Bento Gonçalves, 247
Cidade Alta | CEP: 97.542-130
Alegrete | Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3426-2085
Email: comiteibicui@via-rs.net

Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação