logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Rua Bento Gonçalves , 247 | Cidade Alta | Cep: 97.542-130 | Alegrete | RS
Regata no Ibicui comprova rio limpo


22/02/2016
- Desde 2007, a Associação dos Amigos do Rio Ibicui e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica realizam a Regata Ecológica, visando retirar das águas do Rio Ibicuí lixo acumulado, principalmente no período de veraneio.


A edição deste ano, sempre em parceria com a Prefeitura Municipal de Manoel Viana, Sindicato Rural e a Emater local, realizada no domingo, dia 21 de fevereiro, confirmou o que a população que frequenta o rio vem constatando: o rio Ibicuí está limpo, vivo, como chama o slogan do projeto. Mérito atribuído ao projeto, à educação ambiental nas escolas e, claro, ao exemplo de cidadania que cada integrante passa aos seus filhos, netos, amigos e funcionários. Nos vinte quilômetros percorridos à montante e à jusante do rio desde a Praia Rainha do Sol em Manoel Viana, pouco mais de cinco sacos de resíduos foram retirados das águas. "Quase nada em comparação com a primeira edição quando foi preciso uma caminhão caçamba para levar todo o material descartado recolhido pelos participantes", comemora o presidente do CBH Ibicui, Ivo Mello.

Famílias inteiras fizeram-se presentes , seja com barcos a motor, lanchas, jet ski, caiaques e até uma traineira participaram da regata que culminou com um almoço no acampamento do Tigre onde foi feita uma palestra sobre a legislação de navegação em rios e direção de embarcações, orientada pelo técnico Lucas do Prado.

Este ano o evento ganhou outro objetivo que foi o de encerrar a 26ª Abertura da Colheita do Arroz RS, promovida pela Federarroz, em Alegrete, como forma de demonstrar que as águas utilizadas para irrigação também alimentam as necessidades lúdicas de uma população, não havendo conflitos entre os usos.

"Há um grande potencial para atrair eventos náuticos para as águas do Ibicui, estimulando o turismo de aventura nesta região", recomenda o presidente do comitê Ibicuí.
Acessar
logos_geral

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Rua Bento Gonçalves, 247
Cidade Alta | CEP: 97.542-130
Alegrete | Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3426-2085
Email: comiteibicui@via-rs.net

Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação