develop your own website

História do Comitê Ibicuí

Criado pelo Decreto Estadual nº 40.226, de 07 de agosto de 2000.


Unidade de tratamento de esgoto por zona de raízes é construída pela comunidade no subdistrito do Mariano Pinto, em Alegrete 
A Escola Municipal Homero Alves Pereira ,no subdistrito do Mariano Pinto, em Alegrete, recebeu, neste final de semana (26 e 27 Maio), uma unidade de tratamento de esgoto denominado Jardim Filtrante, construída pela comunidade local e participantes da oficina ministrada pelo biólogo Jeferson Timm.
Apesar da chuva e de uma série de imprevistos, foi possível deixar pronta a estrutura, faltando apenas dar o acabamento ao redor da bacia.
O tratamento convencional de esgoto doméstico, que emprega fossa séptica e filtro anaeróbico tem eficiência de 40 a 60% na remoção dos poluentes. Quando combinados aos jardins filtradores com zonas de raízes, os índices de purificação da água superam os 90% . A água residual pode ser usada para lavagens externas em geral, irrigação de hortaliças ou mesmo disposta em mananciais ou solo, pois não oferece mais perigo de poluição. O sistema é recomendo para as zonas rurais e aglomerados em periferias urbanas, onde as redes de esgoto tradicional não poderão ser instaladas.
O projeto é uma promoção conjunta do Comitê da Bacia do Rio Ibicuí, Prefeitura Municipal de Alegrete, Associação dos Arrozeiros de Alegrete e Sindicato Rural de Alegrete.
Veja as fotos e video da mobilização da comunidade e dos participantes da oficina para a construção do Jardim Filtrante.

+ Confira as fotos no facebook >>
+ Confira o vídeo no Youtube >>

Endereço

Avenida Assis Brasil, 42 (Fundação Maronna)*
Alegrete | RS
CEP: 97.543-000

Contato

Email:
cbhibicui@hotmail.com
Telefones:
(55) 3422-2740*