logocomite Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí logo_govrs_sema Página Inicial Fale Conosco
A água nos une! Decreto Nº 40.226, de 07 de agosto de 2000
Sede: Rua Bento Gonçalves , 247 | Cidade Alta | Cep: 97.542-130 | Alegrete | RS
Unipampa de Itaqui abre o Laboratório de Água e Solo para o Comitê Ibicuí


Balneabilidade da Rainha do Sol em Manoel Viana será monitorada com mais frequência

02/12/2013
- O Laboratório Interdisciplinar Integrado (LABii) da Unipampa de Itaqui foi apresentado à plenária do Comitê Ibicuí durante a programação da 72ª Reunião Ordinária que aconteceu no dia 29 de novembro naquele município. Embora ainda não seja um laboratório para prestação de serviço, por enquanto apenas destinado para trabalhos de pesquisa e extensão, a visita, conduzida pelos professores Nelson Bariani e Saul Fagundes, rendeu admiração à estrutura de equipamentos e materiais instalados que são utilizados para análises de água e de solo para os mais diversos fins.

O presidente do CBH Ibicui, Ivo Mello, falou da importância da construção e do fortalecimento das estruturas locais para a gestão dos recursos hídricos. “Precisamos sair da lógica de que o melhor está na capital e que não temos demandas que garantam o funcionamento de um serviço como este que o LABii poderia disponibilizar para a comunidade como análises de qualidade da agua para a regularização e abertura de poços, para fins de balneabilidade, monitoramento das aguas dos rios, das lavouras de arroz irrigado, de efluentes lançados pelas indústrias, entre tantas outras finalidades.”

Unipampa - Itaqui/RS

Através das análises da água para dar condições de balneabilidade foi aprovado pela plenária o ensaio de um piloto na praia Rainha do Sol, em Manoel Viana. O LABii, em parceria com o Comitê Ibicuí e a Prefeitura do município, pretende coletar e analisar, em três dias todas as semanas durante os meses de janeiro e fevereiro, a água do rio Ibicuí, de acordo com as mesmas normas e critérios da FEPAM, a fim de verificar se o aumento da frequência do monitoramento da qualidade da água confirma ou diverge dos resultados obtidos pela prática semanal oficial do Programa de Balneabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “O fato de que os técnicos da FEPAM só podem fazer este serviço uma vez na semana durante a época de veraneio, tem trazido sérios problemas aos municípios que muitas vezes têm as praias interditadas quando as condições que impediram o banho já não existem mais pois já houve dispersão do agente causador da poluição, no caso, coliformes fecais, explica Ivo Mello.´`Como o tempo entre a coleta e a análise não pode exceder cinco horas, ter um laboratório apto mais próximo, facilita, diminui o custo e garante o acompanhamento do comportamento dos coliformes com mais frequência” conclui.

Na reunião, o responsável pela FEPAM regional, Marco Antonio Tirelli, ofereceu à Unipampa a oportunidade de estágio para dois alunos para acompanhamento da metodologia da análise da agua para fins de balneabilidade, em Porto Alegre. Segundo o coordenador, a capacitação garantirá que as técnicas de coleta e armazenamento serão compatíveis com as praticadas pelo programa.

A FEPAM classifica a água como imprópria para banho quando está contaminada por bactérias provenientes de esgoto (acima de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água ou 800 Escherichia Coli por 100 ml de água ) em no mínimo duas amostras de cinco analisadas ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes fecais ou 2000 Escherichia Coli.

Na Região Hidrográfica do Uruguai fazem parte do Programa de Balneabilidade da SEMA os : Balneário São Simão, em Cacequi; Praia Passo Real, em Dom Pedrito; Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul; Caverá, em Alegrete; Passo do Silvestre, em Itaqui; Fernando Schilling, em Jaguari; Rainha do Sol, em Manoel Viana; Mata, em Mata; Ernesto Alves, em Santiago; Jacaquá, São Francisco de Assis; Passo das Pedras,em São Francisco de Assis; e Passo do Umbu, em São Vicente do Sul.
Calendário Programa de Balneabilidade 2013 2014 Segundo Tatiane Furlaneto de Souza, responsável pelo programa na FEPAM, o monitoramento já iniciou no final de semana de 09 e 10 de novembro.

A primeira divulgação será no final de semana de 14 e 15 de dezembro, pois de acordo com Resolução CONAMA nº 274/2000 são necessárias cinco análises para que seja possível avaliar a condição de balneabilidade. A última divulgação dos boletins de balneabilidade será em 15 e 16 de março de 2014.

Acessar
logos_geral

2013 © Todos os Direitos Reservados.

Comitê de Gerenciamento da
Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí

Rua Bento Gonçalves, 247
Cidade Alta | CEP: 97.542-130
Alegrete | Rio Grande do Sul
Telefone: (55) 3426-2085
Email: comiteibicui@via-rs.net

Design: LVS

COMO PARTICIPAR
» Como Participar
» Programas, Projetos e Ações do Comitê
» Perguntas Frequentes
» Galeria de Fotos
» Balneários

A BACIA HIDROGRÁFICA
» O que é a Bacia
» A Bacia do Rio Ibicuí
» Municípios da Bacia
» Fotos Panorâmicas
» Mapas
» Gestão das Águas
» Relatórios Tecnicos
» Legislação